O início de um novo caminho (que na verdade já começou há tempos)
Este é um blog pra falar sobre figurino. Sobre trajes de cena e trajes de folguedo. Para pesquisa, estudos e descobertas na área. Mas, acima de tudo, sobre meu amor por esse universo.
Meu nome é Luiza, tenho 30 anos, sou recifense e dancei por muito tempo, tendo a oportunidade de me envolver com figurino de alguns espetáculos de dança. Sou formada em design e sei costurar. Também crio estampas e meu universo hoje gira em torno de tecidos. Sou professora numa pós em ballet clássico com uma disciplina sobre design de espetáculos.
A vontade deste blog começou em 2019 na verdade, inspirada por alguns artigos sobre Sophia Jobim e seu liceu, onde ela dava aula de indumentária e tinha um cronograma sobre épocas passadas e desenhos. Eu a havia descoberto no Colóquio de Moda que aconteceu em 2018 em Curitiba (cidade que eu moro hoje), num grupo de trabalho chamado "Trajes de Cena" com o professor Fausto Viana mediando as discussões. Naquela época eu ainda era muito apegada ao ballet e queria fazer mais que tudo um tutu. Ainda tenho um livro super lindo sobre como vestir bailarinos - mas a minha falta de habilidades em modelagem me impediu de realmente costurar um tutu do zero. Mas aí aconteceu aquele evento de pandemia - no qual ainda estamos - e me fez entrar num processo muito louco de reencontro comigo e de me dar ferramentas capazes de realmente trazer à luz a um projeto de blog.
No meio do turbilhão corona vírus, apesar da dificuldade que é estar sobrevivendo em 2021, eu pude abrir um pouco minha cabeça. Eu parei o ballet e comecei a prestar atenção às outras possibilidades artísticas e culturais e entendi que eu gosto de figurino porque eu gosto. Não é só sobre bailarines. É um interesse por si só porque existe algo de muito poderoso em trajar alguém para comunicar uma mensagem com gestos, movimentos ou palavras. E entendo que do ballet veio essa fagulha de uma vontade tão louca de vestir pessoas em sets, vídeos, palcos, rua (porque carnaval é carnaval).
Para realmente confirmar essa nova jornada eu estou fazendo o curso em formação em figurino da Farage.Inc e só pelo módulo um me deu mil arrepios. Quero estudar, me debruçar, conhecer as pessoas, viajar e fazer pontes nesse universo. Quero muito fazer a bainha de um vestido com grampeador porque a atriz é mais baixa do que o comprimento do vestido que tivemos que trocar de última hora (estou supondo um perrengue). Mas se eu já tive que refazer uma coroa de ballet usando pedacinhos de outras coroas das colegas uma hora antes de o espetáculo começar, algum tipo de remédio para isso eu já tenho.
Então é isso, sejam bem-vindes a este espaço que vai ser construído aos poucos, conforme eu vá mergulhando nesse universo e me apossando desses fazeres.

Comentários
Postar um comentário